Benefícios de um site

Um site bem planeado e executado, é muito mais do que uma divulgação da sua empresa, produtos e/ou serviços. O site é cada vez mais o primeiro contacto com o cliente. É o seu embaixador, é o espaço de recepção disponível 24h por dia, 365 dias por ano. Um site está sempre disponível a receber um visitante. Seja a que horas for, a que dias for. Através do site a sua empresa dá-se a conhecer a um imenso universo de potenciais clientes.
Um site bem planeado permite-lhe também facilitar os seus contactos com clientes e parceiros uma vez que, ao disponibilizar informações sobre os seus produtos ou serviços e até mesmo o processo de trabalho da empresa, está a divulgar informação valiosa, tanto para clientes como para parceiros, a fim de tornar mais eficientes e rápidas as relações comerciais. Pode, inclusivamente, deixar a cargo do site várias tarefas autónomas, tais como criação de mailing list e envio automático de emails/newsletters aos assinantes, assim como catálogos online, compras online e inscrições online. É importante ter um site profissional, capaz de refletir a boa imagem e mais-valias da empresa.

Requisitos para a criação de um site

A criação de um site é um projeto importante, pois irá ajudar a expandir a presença da sua empresa. Logo, deve antes de mais nada colocar alguma reflexão no assunto ainda antes de contactar uma empresa de Web design. Embora possa não estar muito por dentro do universo dos sites, há questões que se deve colocar a si próprio, tais como:
  • Qual é o público-alvo?
  • Que tipo de informação tem de constar no site?
  • Pretendo alguma função avançada no site (mailing lists, áreas reservadas, vendas online)?
  • Qual é a imagem atual da minha empresa?
  • Pretendo atualizar o site regularmente ou esporadicamente?
  • Qual é o orçamento disponível para este projeto?

Após responder a estas perguntas, comece por reunir os elementos a publicar no site (textos, imagens) e se tiver elementos publicitários e gráficos da sua empresa, reúna-os também. Agora está preparado para contactar a nossa empresa e falar das suas ideias e objetivos.

Processo de criação de um site

Na Astroleb, depois de se reunir com o cliente e orçamentado uma proposta aceite por este, dividimos o projeto em 3 fases. Cada fase tem objetivos próprios e interdependentes e é sujeita a uma avaliação positiva tanto da parte do representante da Astroleb, que está a fazer o acompanhamento do projeto, como da parte do cliente. Só após uma fase ter sido considerada cumpridora dos objetivos propostos é que se inicializará a fase seguinte. As três fases são:
  • Primeira Fase: esta fase inicial é de extrema importância, pois é a base de trabalho das fases seguintes. É feita toda a recolha dos elementos a constar no site junto do cliente. É definido o conteúdo do site, assim como os objetivos do mesmo. É definida a estrutura do site (secções que irá ter) e as tecnologias a usar na sua concretização.
  • Segunda Fase: aqui é criado várias hipóteses de layouts para o site, a fim de atestar a correta integração e satisfação das expectativas. É então apresentado ao cliente uma maquete do layout do site.
  • Terceira Fase: nesta fase, começa a programação para criar a estrutura do site planeada na primeira fase e integra o layout gráfico nessa estrutura. É inserido o conteúdo do site (textos e imagens), é criada e testada a navegação e funções avançadas (caso o site as tenha). Finalmente, o site é publicado online.