Passamos anos adicionando coisas aos nossos sites, como barras laterais, cabeçalhos, banners, anúncios na barra lateral, chamadas para a ação, comentários, popups, botões para redes sociais, caixas de inscrição, etc. Todas essas coisas acabaram por desordenar nossos sites e ocupar cada vez mais espaço, tirando a atenção de todos ao objetivo de uma página web: o conteúdo.
Este ano, os web sites vão provavelmente começar a voltar ao básico e colocar mais ênfase no conteúdo. Se isso significa que removeremos todas as «distrações» que passamos anos e anos a adicionar, ou apenas tornando-as a ocupar menos espaço está ainda a ser determinado. Certo, voltando ao coração de um site, - o conteúdo - será predominante.
Penso que alcançamos o ponto em flat design onde tudo parece igual, e perdemos nossa personalidade e criatividade no projeto. Quando se tira tudo, ficamos com o que todo o mundo tem: o básico.
Os designers sentem que a criatividade se foi, e com o desejo de criar algo grande, vejo o flat design terminar em sua maior parte em favor de layouts e desenhos que são mais imaginativos e únicos.
Parece que o uso de formas geométricas, linhas e padrões realmente descolou no final de 2016, e provavelmente irá continuar este ano. Há várias maneiras pelas quais formas geométricas têm feito o seu caminho em sites. Seja o uso de círculos em torno de imagens, fotos que têm geometria avançada, ou o design geral do site depende muito do uso de linhas e padrões.
Há uma quantidade quase infinita de maneiras em que se integra formas geométricas, linhas e padrões num site, e isso poderia ser uma maneira em que os designers levam o design para um novo nível (e até mesmo adicionar alguma personalidade, como mencionado acima) . No geral, esperamos ver esses tipos de estilo de design mais ao longo de 2017.
Estamos a começar a nos afastar do estilo de título básico visto em sites (san serif, cabeçalho centrado) e a mover-nos mais para títulos imaginativos ou criativos. Alterar o estilo de título é uma maneira bem-vinda de diferenciar o seu projeto.
Alterar a justificação e o layout do cabeçalho, adicionar elementos únicos ao título ou mesmo esquecer um título são maneiras pelas quais os designers estão a experimentar alterar o estilo de título típico em sites.
Pelo menos quando falamos em imagens na web.
Na busca de realçar a marca, muitas marcas estão a usar imagens em dois tons e gráficos para seus sites.
Não estritamente bitonal, alguns projetos estão mesmo a experimentar duas ou três cores e a usar esse efeito. Pense no Instagram. Enquanto o flat design ajudou a nos livrar da maioria dos gradientes, usar imagens bitonal que combinam um par de cores provou ser uma boa atualização para os gradientes e áreas de cor sólida.
As animações estão a ser usadas cada vez mais nos websites porque são frequentemente uma maneira de mostrar como algo trabalha, como fazer algo, ou revelar de outra maneira conteúdo significativo. Os GIFs foram usados para este fim, mas agora estamos a ver GIFs se tornando mais sofisticados e animações usando SVG e CSS para alcançar alguns elementos de design muito bonito.
Este ano, o uso de animações se tornará mais prevalecente. Mais tipos de conteúdo serão compartilhados e a animação ajudará a comunicar mais facilmente e mais rápido do que texto ou vídeo. Além disso, quando feito corretamente, muitas vezes, os GIFs podem ser ainda mais leve do que várias imagens ou até mesmo um vídeo.
Como a maioria das pessoas acessam a web através de smartphones, a tendência geral para facilitar a navegação é cada vez mais importante e reformulou nossa navegação em sites.
Em vez de navegações excessivamente complicadas e longas, há mais sites que estão a simplificar sua navegação para cerca de quatro a cinco itens.
As micro interações são maneiras subtis, mas poderosas para interagir com um site. Elas são frequentemente encontradas em hovers, cliques em animações, efeitos de scrolling, etc. Enquanto sempre tivemos esses tipos de elementos de design, os designers estão a investir mais tempo nelas, tornando-as mais informativas e mais refinadas.
Provavelmente a integração mais utilizada é o hover/rollover, onde um visitante pode simplesmente mover o cursor sobre partes do site para ver essas micro interações e interagir com o site dessa forma.
Talvez um tipo diferente de tendência de web design é o aumento do uso de elementos desenhados à mão. Esses elementos incluem fontes, ícones, gráficos, botões e outros elementos que trazem um toque único e agradável nos sites.
Os web sites nunca foram um meio que a maioria associasse com o tópico desenho, mas a introdução e a descolagem subsequente destes elementos desenhados à mão foram uma mudança agradável no uso de elementos padrão de um projeto.
À medida que apuramos o conteúdo e optamos por comercializá-lo e compartilhá-lo, provavelmente veremos um aumento da importância do design nas páginas de destino ao detrimento da página inicial de um web site. Embora qualquer site precisa de uma homepage, acho que, com o marketing de conteúdo a espalhar-se, os profissionais de marketing vão querer direcionar o tráfego para as páginas de destino para responder melhor as necessidades dos visitantes.
Faz sentido: A ideia de marketing de conteúdo é aumentar a consciencialização e conversão, e que melhor maneira de aumentar as conversões do que ter visitantes ir diretamente para uma página feita à medida.








